Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Nas teias da informação: entre fatos e links

Hoje caiu um avião na Região Metropolitana do Recife, ou ontem; mas quem faz o dia terminar é o ato de eu ir dormir, portanto, para mim, ou para meu relógio biológico, ainda é dia 13 de julho de 2011. Pois bem, fui ver a notícia assim que soube do ocorrido. Cheguei em casa, por volta das 12h30 e tive um lampejo de anos 90 e fui ligar a TV para saber do ocorrido. Minha namorada me disse que se eu quisesse saber com rapidez e qualidade de informação fosse à Internet. Foi o que fiz.
Já notaram como a Internet tem coisas curiosas? Acesso a página de notícias sobre o acidente que vitimou dezesseis pessoas e ao fim de uma notícia de pouco mais de 140 caracteres – mais que isso cansa o ciberleitor – encontro um link sobre as notícias da semana e descubro alguma coisa sobre um lançamento de foguete que aconteceu, ou vai acontecer, sei lá, é tanta informação nesse ambiente multitarefas que é a vida digital que eu nem sei como, só sei o quê e olhe lá…
Das pesquisas espaciais, descubro outro tag para as pesquisas epistemologicamente gastronômicas que tem feito alguns pesquisadores engordarem alguns quilinhos, posto que eles estão anotando as diferenças entre os hambúrgueres da MacDonald’s mundo afora. Nessa página totalmente educativa e relevante para o futuro da ciência vejo se abrir outra janela que oferece um celular a R$89,00. O meu ainda tá novo, mais sei lá, deu vontade de dar uma olhadinha. Abro e me deparo com uma máquina complexa que, entre outras coisas, serve para fazer ligações – seu preço é o quíntuplo dos oitenta e nove iniciais. O danado tem MP3 – qual destes já não tem essa maravilha, esse arrojo de modernidade?
Isso me fez lembrar que já estou há quase três dias tentando baixar umas músicas da Nina Zilli, cantora italiana que tem uma voz ou um timbre, que não sei porque me lembra a Amy, que me lembra a Janis Joplin e seu escândalo de voz. Ela, que assim como Jim e Jimmy, só tinha 27 quando se foi, que cantou no Woodstock e causou frisson na juventude e terror entre os conservadores, cantava Rock in Roll…
Olha, que coisa! Hoje, ou ontem, bem… é Dia do Rock! Hoje, aliás, caiu um avião…

4 comentários:

  1. GENTE, ANTES QUE SE ATIREM QUAISQUER PEDRAS, QUERO LEMBRAR QUE DEZESSEIS FAMÍLAS FORAM MARCADAS TERRIVELMENTE HOJE E QUE APRESENTO MEUS SENTIMENTOS POR ELAS. SE FUI LEVIANO OU POLITICAMENTE INCORRETO, DESCULPEM A ATITUDE ROCK IN ROLL! 10101

    ResponderExcluir
  2. Pessoas morrem todo dia... É totalmente lamentável... Mas a vida é assim... Contudo, se as vidas delas foram mágicas... Isso é o que importa... Ninguém morre, as pessoas despertam do sonho da vida... Isso é Raul... Isso Rock!!!

    Adorei os links, negão.
    Mente caleidoscópica é o que há.

    ResponderExcluir
  3. Velhinho, quero um dia poder gabar-me de uma potencialidade discursiva como a tua!

    Tá lá na carta de Sênica, que li nas enfadonhas aulas de filosofia da educação, "da vida, pequena é a parte que se vive".... a internet nos possibilita tomar ciência esse turbilhão de informações, e tudo, realmente, se conecta... por mais desconexas que pareçam ser.

    Mas, da forma que vc apresentou, ficou massa!!

    ResponderExcluir
  4. Q delícia, loucura e angústia a dita informação nos dias de hj; ela se despe rápida como uma criança, se manifesta cheia de significados... e se lança, "translucidia" em nossos olhos como holofotes, ah, como captá-la, mantê-la, pará-la, não tem como: ela dança e escorre de nossos dedos sem noção de enraizar-se...

    ResponderExcluir